segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Revista Veja desta Semana: Quem sustenta o tráfico?


Quem assistiu Tropa de Elite? Mais uma discussão apresentada pelo filme que achei bacana colocar aqui no meu blog, porque é uma coisa que sempre pensei...

Bom gente é o seguinte este assunto é bastante polemico, mas é horroroso ver a classe média hipócrita no filme... e na vida real... Fazem trabalhos nas comunidades carentes através das suas ONGs e depois compram as drogas na própria comunidade e ajudam a bancar o negócio do tráfico.

Queria escrever isso porque em toda minha vida sempre tive a oportunidade de consumir drogas, mas nunca achei coerente com o meu modo de agir e pensar e na maioria das vezes eu me sentia careta e mal por não entrar na onda, mas nunca achei que isso me faria uma pessoa mais descolada ou mais livre. Os meus amigos na sua maioria sempre foram pessoas livres de mente aberta e que estavam sempre dispostas a fazer algo pra mudar o mundo com uma boa atitude mesmo em relação aos menos favorecidos, mas esta realidade ambígua fica muito evidente no filme, ao mesmo tempo em que querem ajudar bancam a morte de pessoas sem oportunidade que morrem tentando ganhar algum dinheiro com o tráfico. O que num entra na minha cabeça é que é muito incoerente ver um festival na Europa pelos países pobres do mundo onde a maioria das pessoas que estão lá só pensam em consumir drogas livremente e viver uma vida de prazer com sexo/drogas e rock.. Então afinal estas pessoas realmente estão lá pra ajudar e mandar grana pro terceiro mundo e fazer as autoridades pensarem nos menos favorecidos, ou isso é apenas um pretexto pra diminuir a culpa por vivermos uma vida de favorecidos e continuar caminhando hipocritamente em busca de prazeres descartáveis?
Nós ao sermos consumistas desta forma, aqui já coloco tudo até meu consumo excessivo de roupas e sapatos, somos as mesmas pessoas que bancam a diferença social e a pouca oportunidade da população pobre.

Isso acontece aqui no nosso mundinho de classe média e muito mais no mundo multimilionário das celebridades que como a Angelina Jolie e tantos outros, declaram abertamente que consumiram drogas e depois vão ajudar os países pobres como a Colômbia onde a grande maioria da população sofre com a guerrilha do tráfico... Ou a África que vive a mesma situação em relação aos diamantes onde a crianças morrem pelas pedras e depois as grandes Celebrities desfilam quilates e mais quilates nos red carpets... Bom gente só pra comprovar isso que estou escrevendo conheçam estes números da Veja desta semana:

Segundo o economista da FGV, Marcelo Neri, a maioria dos usuários de drogas brasileiros é composta por jovens ricos e de classe média conheça os números que ele apresenta:

70%
dos consumidores de drogas pertencem a famílias com renda mensal ou superior a 6000 reais. Famílias com esta renda representam 23% da população;

50% têm entre 20 e 29 anos;

43% possuem cartões de crédito. Entre a população total, 17% têm este instrumento;

35% têm cheque especial, um benefício que só é concedido pelos bancos a 12% da população.

Bom é isso gostaria de saber os comentários de todos sobre o assunto se acharem que estou errada, por favor, argumentem...
Fonte: Revista Veja, edição 2.031 - 24 de outubro de 2007.

2 comentários:

Giustyle disse...

Gentes vou deixar este post mais hoje só, pq é muito polemico e recebi várias críticas!!!!

Anônimo disse...

Aprendi muito