segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sukiyaki!

Acabei de fazer uma receita de Sukiyaki, fui no Oba e encontrei um preparado de legumes com Shiitake com esse nome, na hora fiquei morrendo de vontade porque amo Shiitake... cheguei em casa procurei a receita e tinha todos os ingredientes... foi só substituir o macarráo de batata por um de Yakisoba que eu já tinha... ficou maravilhoso e um prato muita saudável pela quantidade de legumes que vai...
Ficou com vontade também?

A origem da receita:
O prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa.

A palavra Sukiyaki é uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.
A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, teve início com os camponeses assando batatas-doces diretamente no fogo com o auxílio do rastelo japonês que com seu formato peculiar facilitava este processo de cocção, facilitando a vida dos camponeses evitando que eles tivessem que levar utensílios de cozinha mais pesados.
Com o passar do tempo eles passaram a assar outros legumes e foram agregando mais ingredientes e molhos, já utilizando panelas de ferro em datas festivas onde todos os comensais se serviam da mesma panela. Assim o sukiyaki ganhou um valor espiritual típico do japonês que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.
Legal né!!! Você vê cada coisa que a gente aprende do nada....
Agora a receita:
Ingredientes

30g de manteiga sem sal
200g de filé mignon fateado finamente
6 folhas de acelga
100g de moyashi ( brotos de feijão)
1 unidade de cebola média
½ maço de naga negui (cebolinha grossa,cebolão, cebolinha branca)
8 unidades de cogumelos Shiitake
250g de itoh konhaku ( macarrão de batata) - Troquei pelo de Yakisoba
200g de tofu ( queijo de soja) - esse eu náo tinha mesmo não coloquei...

Dashi (molho)
100 ml de shoyu ( molho de soja)
50ml de sake comum
50ml de mirim ( sake doce) - Não tinha tbém, entaum coloquei mais açucar
15g de açúcar

Porção para 4 pessoas
Modo de preparo
Lave bem as folhas de acelga e corte-as em cubos ( retângulos), lave os talos da cebolinha grossa e corte-as em pequenos talos de 5 cm em diagonal, retire os talos do cogumelo shiitake, corte em cubos de 5 cm o queijo de soja.
Retire o macarrão de batata do pacote e cuidadosamente esprema-os com as mãos de modo que, saia o máximo do soro que envolve o macarrão.
Aqueça a panela e derreta a manteiga, em seguida refogue levemente a carne sem deixar dourar.
Em seguida coloque as folhas de acelga cortadas em cubos ( retângulos), a cebola cortadas em meia rodelas de 1 cm de espessura, os cogumelos shiitake sem os talos e as cebolinhas cortadas em bastonettes de 5 cm de comprimento em diagonal e o tofu cortado em cubos.
Misture todos os ingredientes do molho e adicione ao sukiyaki. Em seguida acrescente o macarrão de batata.
Onde fala do macarrão de batata se lembre eu troquei pelo outro... que é mais durinho e cozinha durante uns 8 minutos, depois de cozido vai na panela do molho e fica lá uns 3 minutinhos pra pegar bem o gosto do molho...
Certifique-se de que todos os ingredientes estão dispostos de forma artística e tampe a panela por 8 minutos e retire a tampa e acrescente o broto de feijão.
Deixe cozinhar por 2 minutos e estará pronto para servir.
Observação:
Caso o molho comece a transbordar da panela retire um pouco do molho com uma concha e guarde. A medida que o molho for secando da panela vá acrescentando aos poucos o molho que você retirou.
Quase esqueci dos créditos... olha ai http://www.sushi-kiyo.com.br/Receitas_restaurante_japones/receita_japonesa_sukiyaki.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

rqlv hqcmm xnxx yqyavm p ig z jdo